domingo, 29 de março de 2009

Castanheira! Seu fruto querendo nome

Por Plínio Lucas Maciel

Castanha do Pará ou da Amazônia?


A castanheira é uma grande árvore, que sua altura alcança de trinta a cinqüenta metros e o diâmetro de seu tronco varia de um a dois metros, por isso, está entre as maiores árvores da Amazônia e a fruta desta arvore é conhecida popularmente como castanha-do-Pará.

O nome atribuído para castanha vem gerando polêmica nos demais estados quecompõe a região norte e que fazem parte da Amazônia, isso se deve ao fatode a castanheira ser uma árvore praticamente existente em todos os solos da região e não algo exclusivo do estado do Pará.
Algumas mídias no Amazonas quando abordam um assunto ligado ao fruto da castanheira usam o nome de castanha-da-Amazônia. A Rede Amazônica é umexemplo, constantemente nos intervalos de seus programas mostra a árvore e diz que o fruto é castanha-da-Amazônia.

Para o professor de historia Alfredo Leão o nome castanha-do-Pará é historicamente conpreendivel porque a castanheira sempre foi uma árvore nativa e com descoberta do Brasil o país passou a ter divisões de estado. Em 1616 ocorre na amazônia a fundação do forte do Presépio, neste período Belém era porta de exportação de todos os produtos da região.

Em 1751 veio a denominação do Grão-Pará e Maranhão e toda região Norte era atribuída ao Pará. O professor frisa que o nome castanha-do-Pará foi dado pelos europeus devido o local de origem. Conforme ele, a idéia de Amazonas começa praticamente trezentos anos depois da criação do forte do Presépio.

Para Alfredo Leão essa discussão é desnecessária e a região possui problemas maiores para se discutir. Segundo ele, a historia é uma das ferramentas mais eficaz para se compreender o presente e este processo não pode ser modificado de qualquer jeito.


Veja também: Bolo de Castanha da Amazônia


Foto: http://www.jorgemutran.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário